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		<title>Controle aerodinâmico do vetor de empuxo na saída de uma tubeira axissimétrica</title>
		<format>On-line.</format>
		<year>2017</year>
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		<author>Resemini, Daniel,</author>
		<author>Costa, Fernando de Souza,</author>
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		<resumeid>8JMKD3MGP5W/3C9JH46</resumeid>
		<group>PCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR</group>
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		<affiliation>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</affiliation>
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		<electronicmailaddress>danielresemini@hotmail.com</electronicmailaddress>
		<electronicmailaddress>fernando.costa@inpe.br</electronicmailaddress>
		<editor>Cerqueira, Christopher Shneider,</editor>
		<editor>Bürger, Eduardo Escobar,</editor>
		<editor>Yassuda, Irineu dos Santos,</editor>
		<editor>Rodrigues, Italo Pinto,</editor>
		<editor>Lima, Jeanne Samara dos Santos,</editor>
		<editor>Oliveira, Mônica Elizabeth Rocha de,</editor>
		<editor>Tenório, Plínio Ivo Gama,</editor>
		<conferencename>Workshop em Engenharia e Tecnologias Espaciais, 8 (WETE)</conferencename>
		<conferencelocation>São José dos Campos</conferencelocation>
		<date>9-10 ago. 2017</date>
		<publisher>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</publisher>
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		<booktitle>Anais</booktitle>
		<organization>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</organization>
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		<keywords>Propulsão, Controle vetorial do empuxo, Arduino, Nitrato de potássio.</keywords>
		<abstract>Um mecanismo de controle vetorial do empuxo de foguetes é um sistema com retroação a partir de medições realizadas por acelerômetros e giroscópios. Os dados dos sensores são inseridos na entrada do sistema para que novos cálculos sejam feitos por um computador embarcado e, dessa forma, o sistema pode atuar de forma a atingir o objetivo. Trata-se de um sistema mecatrônico de aplicação aeroespacial que necessita de informações do processo de combustão, do projeto do motor-foguete, da aerodinâmica, do mecanismo servo-atuador, sensores, eletrônica e algoritmos de controle. Esse trabalho apresenta uma análise teórica e experimental das principais grandezas a serem consideradas no projeto e a implementação de um sistema de controle vetorial aerodinâmico do empuxo, que utilizará superfícies aerodinâmicas associadas a servo-atuadores. Uma porção do escoamento proveniente da tubeira terá sua direção modificada após a atuação dos servo-atuadores, gerando uma força de sustentação sobre as superfícies aerodinâmicas e produzindo um torque no corpo do foguete. Espera-se, por fim, realizar experimentos com um sistema de baixo custo completo a fim de verificar a viabilidade da implementação desse sistema em aplicações espaciais.</abstract>
		<area>ETE</area>
		<type>Combustão e Propulsão</type>
		<language>pt</language>
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